Praticamente todas as Seguradoras já oferecem um ou mais modelos de Aplicativos para segurados, com muitas funções e objetivos diferentes. Podemos citar os APPs que procuram identificar a forma como os segurados conduzem seus veiculos; Apps através dos quais é possível consultar rede credenciada e pedir reembolsos; APPs para consulta de apólices, carteirinha, acionamento de Assistência 24 horas, telefones úteis; Apps com rede de benefícios e endereços e assim muitos outros.
Não pretendemos neste texto abordar e nem tampouco avaliar o conteúdo desses APPS mas chamar a atenção para um ponto importante que nos parece ainda não foi convenientemente estudado e talvez seja uma das razões pelas quais os APPs das Seguradoras ainda tem baixa aderência , salvo os que tratam de seguro saúde e aqueles onde os clientes são obrigados a baixar para receber suas apólices: O SEGURADO.
Por diversas razões é comum que o segurado possua suas apólices distribuídas em Seguradoras diferentes: seguro de automóvel na Seguradora A, Seguro Saúde na Seguradora B (muitas vezes definido pela empresa que o emprega), Seguro de Vida na Seguradora C (ainda hoje dominado pelos Bancos nos seguros individuais), Seguro Residencial na Seguradora D…..
Já imaginou:
1. o transtorno para o segurado precisando baixar os APPs de todas essas seguradoras?;
2. a dificuldade que ele terá para entender o que cada uma oferece e como usar o seu seguro?;
3. o espaço que ocupa no seu celular?.
As dificuldades se agravam porque não há ninguém para orientá-lo sobre esses APPs. Qual o resultado? Baixa aderência e maior sobrecarga de trabalho para os corretores de seguros que se veem obrigados a reforçar suas equipes para atender questões administrativas, deixando ou reduzindo investimento em vendas.
Chamamos isso de “despesas ocultas” , ou seja, aquelas que nem percebemos ao certo como ocorrem e que levam boa parte do resultado da Corretora. “Despesas ocultas” dificultam o crescimento e o planejamento da corretora. Inibem investimentos pois criam um ciranda difícil de sair, os investimentos são percebidos como despesas.
Dar ao segurado padronização das informações, unificá-las numa ferramenta muito simples e perene, tendo ao lado alguém de sua confiança e que lhe mostre os benefícios de ter tudo o que precisa em mãos, é o primeiro passo para popularização dos APPs.
Parece que a conclusão é simples: sob a ótica dos consumidores de seguros os APPs das Corretoras são muito mais úteis e fáceis. Seguro é um produto que precisa ser simplificado, desmistificado para que as pessoas possam comprar muito mais produtos e assim o mercado de uma forma geral perder a extrema dependência que tem do seguro de automóveis. Somente os corretores de seguros podem oferecer essa facilidade. Somente eles estão perto o suficiente para ser o agente centralizador e facilitador.
O aumento de negócios em seguros nos dias atuais passa necessariamente por dois passos:
a. os Corretores investirem em novas tecnologias e oferecerem as facilidades de um APP que segurados exigem cada vez mais para contratar e usar seus seguros;
b. as Seguradoras reconhecerem com atitudes que corretor de seguros é o melhor canal para popularização do seguro e apoiá-los nos seus APPs é a solução mais eficiente em todos os aspectos.